terça-feira, 14 de maio de 2013


Desfalque
          A única governadora do DEM, Rosalba Ciarlini (RN), se recusou a participar do programa nacional de TV do partido. Ele vai ao ar dia seis de junho e será acidamente crítico ao governo Dilma. Os marqueteiros do Democratas mandaram um texto por escrito sugerindo a fala que a governadora devia dizer para os telespectadores. Ela não gostou do que leu e pediu para ficar fora do programa.

Adeus às ilusões
Parlamentares experientes dizem que são “pueris” as ameaças do governo ao líder Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por causa da MP dos Portos. Alegam que ele não está só e que há outros partidos aliados apoiando a emenda aglutinativa, notadamente o PSB e o PR. Quanto às ameaças de demissões, avaliam que seria um erro, pois aliados que hoje estão contra esta MP, amanhã estarão a favor de outra, e vice-versa. E se este modelo virar regra, o demite e nomeia não teria fim. Baseados na experiência dos governos Fernando Henrique e Lula explicam que, quando a oposição é frágil, os interesses conflitantes na sociedade se organizam no interior da própria base governista.


Estar aqui não significa que venho à Câmara para dizer amém ao governo ou à Fiesp

Beto Albuquerque
Líder do PSB (RS), sobre a mobilização para votar a MP dos Portos


A costura
Depois de não aparecer na reunião com a ministra Ideli Salvatti sobre a MP dos Portos, o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), reuniu-se à tarde com o vice Michel Temer e os ministros Gleisi Hoffmann e José Eduardo Cardozo.


Tipo exportação
O presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, está na Guatemala, onde amanhã fará exposição sobre a experiência da relação do Brasil com o Paraguai na hidrelétrica. Autoridades da Guatemala e de El Salvador estarão presentes, pois eles vão construir usina similar na fronteira. A Guatemala também planeja construir usinas com o México.


Antecipando obras
A lista de encargos da Fifa, para a Copa, não inclui as obras de mobilidade urbana que estão sendo tocadas pelo governo. Os governos Lula e Dilma as incluíram para que elas pudessem ser feitas pelo Regime Diferenciado de Contratação.


Royalties para a Saúde
A bancada da Saúde avisou ao presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), que a proposta de destinar 100% dos royalties do petróleo para a Educação enfrentará resistência. Ela quer que 50% fiquem com a Saúde. Alegam que faltam verbas para o setor nos municípios. . "A Educação já tem uma fatia muito grande", argumenta o deputado Osmar Terra (PMDB-RS).


Dramalhão
As queixas de integrantes da base aliada com as reuniões da ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) com prefeitos é minimizada pelo Planalto. Alegam que se reunir uma vez na vida, com prefeitos, não tira o papel de ninguém.

Estamos conversados
Sobre candidaturas ao governo no Rio, a direção nacional do PT diz que a cúpula do PMDB “não foi taxativa”, nas reuniões eleitorais, nem é cabível “ultimato”. O PT trabalha com o cenário de duas candidaturas, a do PMDB e a do PT.


PARA O GOVERNO, o vice de Loterias da Caixa, Fábio Cleto, é do líder Eduardo Cunha. Para o PMDB, é do presidente da Câmara, Henrique Alves.

Nenhum comentário: