sábado, 15 de dezembro de 2012

No RN, drag queen se veste de 'Mamãe Noel' para dar brilho à festa (Postado por Lucas Pinheiro)

Na capital brasileira que tem Natal como nome, é preciso inovar para ganhar um lugar ao sol. Quer dizer, no trenó do Papai Noel. Foi isto o que fez Arruda Sales, que se traveste da drag queen Danusa D'Salles, para animar festas e confraternizações de final de ano como a 'Mamãe Noel'. "Faltava um pouco de glamour nas festas de final de ano e só tinha Papai Noel para todo lado. Decidi mudar e pensei: vou criar a 'Mamãe Noel'. No Natal, eu sou a ' Danusa D'Salles Mamãe Noel'. É um arraso", garante o artista após uma sonora gargalhada.

 Com apresentações que variam entre R$ 300 e R$ 600, o mês de dezembro é um dos mais rentáveis para Arruda Sales desde que surgiu a ideia da 'drag queen temática', há cinco anos. "Tem dias em que eu me apresento em dois lugares. É uma correria. E o melhor é quando eu cruzo a cidade montada. Todos páram, mandam beijo, pedem foto. É gratificante. Há um respeito muito grande e as pessoas encaram como um trabalho, sem preconceitos", comenta. Arruda Sales, que tem 57 anos, é ator, artista plástico e artesão. Ele pinta telas no estilo naif e mantém uma pequena fábrica de ecobags em algodão cru na zona Norte de Natal.

Antes do nascimento da Danusa D'Salles, há 23 anos, Arruda foi chef de cozinha de navios mercantes e conheceu diversos países ao redor do mundo cozinhando para tripulações. Decidiu aposentar-se do trabalho embarcado e abriu um restaurante no litoral natalense. Cansado de cozinhar e sob o apelo de amigos que ressaltavam seu talento como humorista, deu asas à Danusa. "Eu já fazia uns shows como transformista. Era sempre muito pano, brilho, brincões e pulseiras. Depois veio a Danusa, exagerada, bocão vermelho, maquiagem rosa e preta. Um luxo", relembra. Hoje, além do trabalho como artesão e artista plástico, Arruda lucra com os trabalhos como drag queen.

 "Os contratos geralmente duram uma hora e são para casamentos, despedidas de solteira, chás com idosas, aniversários. Tem cada história cabeluda que eu prefiro nem contar. Coloquei até um sofá na minha apresentação. Se a Xuxa tem um sofá, a Hebe tinha, por quais motivos a Danusa não teria? O 'Sofá com a Danusa' e as entrevistas são um escândalo meu bem", diz a drag queen entre uma ajeitada e outra nos anéis. E para escandalizar, Danusa D'Salles exagera no salto alto, nos anéis, na peruca loira, na boca vermelha e nos brincos que, na verdade, são duas bolas de árvore de natal.

Independente do lucro com o serviço e das brincadeiras de duplo sentido presente nos shows da Danusa D'Salles, ela afirma que sempre há um momento da apresentação mais sério. "O Natal é uma data sublime. Por alguns momentos deixamos a brincadeira de lado e atentamos para a ajuda e ao amor ao próximo, que é o verdadeiro espírito desta festa", afirma o artista.

Nenhum comentário: